• ANGOLA DE PORTAS ABERTAS AO COMÉRCIO INTRA-AFRICANO


    A Secretária de Estado para o Comércio e Serviços, Augusta Fortes, participou da Mesa Redonda subordinada ao tema: Comércio Intra-Africano: da Visão à Realidade - Rumo a uma Multiplicação de Trocas Comerciais até 2030.

    Ao intervir na referida sessão, Augusta Fortes destacou o compromisso do governo angolano na facilitação do comércio e redução de burocracias, através de processos e procedimentos administrativos simplificados.

    Enfatizou também, as potencialidades agrícolas do país, através da expansão das suas terras aráveis, costa marítima com mais de 1650 km, bem como os projectos do Executivo em curso no domínio dos grãos, pecuária e pescas, visando o desenvolvimento das cadeias de valor e criação de oportunidades de trocas comerciais a ser exploradas pelos Estados Membros da Zona de Comércio Livre Continental Africana.

    Durante a Mesa Redonda, os Ministros reflectiram sobre a facilitação do comércio intra-africano, remoção de barreiras técnicas e pautais ao comércio, bem como analisaram o desenvolvimento de cadeias de valor regionais na produção, em alinhamento com o Agri-Plan da ZCLCA.

    No final da sessão, os governantes recomendaram a implementação do Acordo que estabelece a ZCLCA, numa altura em que foi reportado que o mesmo conta, actualmente com 49 ractificações, da qual Angola faz parte.

    Esta Mesa Redonda decorreu à margem da 4ª edição da Feira de Comércio Intra-Africana (IATF2025), que decorre de 04 a 10 de Setembro em Argel.