Dia Mundial dos Transportes Sustentáveis
Assinala-se esta quarta-feira [26.11.2025], o Dia Mundial dos Transportes Sustentáveis, celebrado com o objectivo de realçar o importante papel dos sistemas de transporte seguros, económicos, acessíveis e sustentáveis para todos no apoio ao crescimento económico sustentável, na melhoria do bem-estar social das pessoas e no reforço da cooperação internacional e do comércio entre países.
Neste dia, pretende-se alertar e contribuir para a necessidade de aumentar o conhecimento dos cidadãos sobre questões relacionadas com os transportes sustentáveis, em especial, o reforço da conetividade intermodal, a promoção de transportes respeitadores do ambiente e o desenvolvimento de infraestruturas de transportes socialmente inclusivas.
Angola contribui para o Dia Mundial dos Transportes Sustentáveis, através de iniciativas e do posicionamento do governo, que envolve o desenvolvimento de infraestruturas e a colaboração internacional para soluções de mobilidade mais seguras e ecológicas.
O Ministro dos Transportes já abordou o tema em conferências, como a participação na conferência da ONU sobre transportes sustentáveis e cidades sustentáveis, onde destacou o papel estratégico da parceria com a China e a abertura a novas formas de investimento.
O país possui o Plano Director Nacional dos Transportes e de Infraestruturas Rodoviárias, que orientado para o desenvolvimento de um setor de transportes mais eficiente e sustentável.
Garantir transporte sustentável é gerar um bem-estar social considerável e uma base para o reforço da segurança rodoviária, com a consequente diminuição do número de acidentes, de mortes e de lesões daí aprovação pelo Executivo da Estratégia para a Electromobilidade, cuja finalidade é regular o transporte movido a motores abastecidos com combustíveis, incluindo a aquisição, uso, manutenção e o carregamento de veículos.
A legislação vai permitir impulsionar, de forma massiva, a adopção dos veículos eléctricos, em substituição dos convencionais, promover a protecção do meio ambiente e reduzir as emissões de gases com efeito estufa.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, soluções de mobilidade mais ecológicas podem ajudar na erradicação da pobreza em todas as suas dimensões, na redução da desigualdade e no combate às alterações climáticas.