• ANGOLA IMPULSIONA A INDUSTRIALIZAÇÃO COM NOVA FÁBRICA CAPAZ DE PRODUZIR 1.000 TONELADAS DE SILÍCIO POR MÊS


    O Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, inaugurou nesta quinta-feira, 30 de Outubro, na província do Bengo, a fábrica Dadi Juneng Angola – Indústria de Silício, Lda., uma das mais modernas unidades industriais construídas no país nos últimos anos.
    Na sua intervenção, o Ministro destacou que este investimento demonstra a confiança internacional na economia angolana e na estratégia do Executivo voltada para a criação de polos industriais, no fortalecimento das cadeias produtivas e a substituição das importações.
    Com um investimento superior a 85 milhões de dólares, a unidade produz silício metálico destinado ao consumo interno e à exportação, posiciona Angola como fornecedor estratégico de matérias-primas essenciais para as indústrias globais de alta tecnologia.
    Instalada numa área de 50,8 hectares, a fábrica dispõe de dois fornos com capacidade de 1.000 toneladas mensais, além de sistemas ambientais modernos, subestação eléctrica e centro de tratamento de água.
    O projecto vai gerar 500 empregos directos, dos quais 450 são nacionais, maioritariamente da província do Bengo.
    Com uma produção diária de 40 toneladas por forno, a Dadi Juneng Angola coloca o país entre os principais produtores de silício metálico da região, consolidando o compromisso do Ministério da Indústria e Comércio com a diversificação económica e a modernização do parque industrial nacional.