O Ministério da Indústria e Comércio, através da Direcção Nacional da Economia e Fomento Empresarial, apresentou na quarta-feira, 14, os resultados do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), na província de Cabinda.
No início da sua abordagem, o Director Nacional da Economia e Fomento Empresarial, Alan Varela, passou em revista as linhas que nortearam a criação do PRODESI, enquanto programa maior na estratégia do Executivo ao processo de diversificação da economia nacional.
Alan Varela destacou ainda que o Programa está sedimentado em cinco variáveis, designadamente, o aumento da produção, acesso ao crédito, acesso ao mercado interno e externo e capacitação.
Segundo o vice-governador de Cabinda para a Área Económica, Macário Lembe, que presidiu ao acto em representação à governadora provincial, após a implementação PRODESI, muitas das micro, pequenas e médias empresas têm, hoje, acesso ao financiamento, apoio técnico, formação e mercado garantido.
Ao nível da província, referiu que os sinais da implementação do Programa são visíveis e positivos, desde os campos agrícolas e pecuários, bem como as indústrias e nos centros de distribuição.
Importa salientar que, além de Cabinda, o Roadshow de divulgação dos resultados do PRODESI já passou pelas províncias do Cuanza-Norte, Malanje, Cuanza-Sul, Huambo, Bié, Benguela, Namibe e Huíla.