• CHINA DISPONIBILIZA MAIS DE 50 MIL MILHÕES DE DÓLARES PARA APOIAR PROJECTOS EM ÁFRICA


    O governo chinês reafirmou, na manhã desta quarta-feira, 11 de Junho, o seu compromisso em fortalecer a cooperação com o continente africano, durante a Conferência Ministerial de Coordenadores para a Implementação dos Resultados do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), realizada na cidade de Changsha, capital da província de Hunan.

    Durante o encontro, as autoridades chinesas anunciaram a disponibilidade de um pacote financeiro superior a 50 mil milhões de dólares, destinados a apoiar diversas iniciativas de cooperação sino-africana ao longo dos próximos três anos. A medida visa impulsionar a modernização conjunta e promover o desenvolvimento sustentável em África.

    A conferência decorreu à margem da Exposição Económica e Comercial China-África (CAETE), sob o lema “China-África: Juntos Rumo à Modernização”, e reuniu ministros dos negócios estrangeiros e das relações exteriores de vários países africanos, bem como representantes do governo chinês.

    Angola marcou presença com uma delegação chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, da qual integram ainda o Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, a Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Angola na China, Dalva Ringote Allen; o diretor de Cooperação Internacional, José Paulino da Silva; e o diretor para a Ásia e Oceania, Miguel Dialamícua.