• HUAMBO GANHA NOVA FÁBRICA DE MASSAS E FARINHA DE MILHO


    Localizada no Pólo Industrial da Caála, província do Huambo, a inauguração da fábrica IALTURC, marca o início oficial das operações. A unidade, dedicada à produção de massa alimentar e ao processamento de farinha de milho e de trigo, representa um investimento de 500 milhões de kwanzas, com capacidade instalada superior a 200 toneladas de produtos por dia e a criação de 178 postos de trabalho maioritariamente preenchidos por mão de obra local.

    A nova fábrica contribuirá para a substituição de importações ao garantir a produção local de bens de elevada procura, permitindo maior autonomia na oferta de alimentos básicos. O empreendimento tem impacto directo na dinamização da indústria agroalimentar, impulsionando o crescimento do sector produtivo regional. A geração de emprego e a activação de cadeias de fornecimento, transportes e comércio criam um efeito multiplicador que fortalece a economia local e promove novas oportunidades de negócios.

    O governador da província, Pereira Alfredo, sublinhou que a instalação da IALTURC representa um marco importante para a economia do Huambo, fruto do envolvimento do governo local e do sector privado, com reflexos positivos no desenvolvimento industrial e na diversificação da produção.
    Durante a cerimónia, procedeu-se a entrega de meios de mecanização ligeira destinados à agricultura familiar, no âmbito dos programas Transforma Aqui e Osi Yetu. A presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, entregou os equipamentos a 18 cooperativas e empresas agrícolas e anunciou a continuidade do programa, que prevê o financiamento de mais de três mil equipamentos em fases subsequentes.

    O Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, reforçou, o compromisso do Executivo em apoiar o sector produtivo, promovendo a segurança alimentar, o bem-estar social e o desenvolvimento económico do país.