• INIQ E DNI DÃO INÍCIO AO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE DE MATERIAIS E PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO COM BASE NO ROTEIRO APROVADO PELO GOVERNO


    O Instituto Nacional das Infra-estruturas da Qualidade (INIQ), e a Direcção Nacional da Indústria, ambos afectos ao Ministério da Indústria e Comércio, procederam na manhã desta sexta-feira, 22, em Luanda, à apresentação e lançamento do Serviço de Verificação da Conformidade dos Materiais de Construção com base no roteiro aprovado na 9ª Sessão da Equipa Económica.

    O acto foi presidido pelo Director-Geral do INIQ, Carmo dos Santos, ladeado pelo Director Nacional da Indústria, Eng. Evaristo Baptista e pelo Secretário- Geral do Ministério da Indústria e Comércio, Dr. Alberto Pompeu, que durante a sua intervenção referiu que o projecto ajudará o país a diminuir as importações, aumentar as exportações, tornar as indústrias angolanas deste segmento mais competitivas e maximizar a confiança e segurança nos produtos e materiais de construção, feitos em Angola.

    A pertinência do lançamento deste serviço, é maior, pois, visa aumentar o grau de confiança e valorização dos materiais e produtos da construção produzidos em Angola, competir melhor internamente, especialmente num contexto de zona de comércio regional livre.

    Por outro lado, paralelamente ao do Roteiro de Verificação da Conformidade dos Materiais de Construção, está na forja um roteiro para verificação da conformidade dos alimentos e bebidas fabricados em Angola, que será apresentado para aprovação, informou.

    Para finalizar, avançou que, numa primeira fase, este processo será voluntário, porém, alguns produtos, poderão evoluir para verificação da conformidade obrigatória, sobretudo para aqueles cujo impacto á saúde e a segurança para a vida das pessoas, sejam considerados críticos, quando não conformes.

    Para o Director Nacional da Indústria, Evaristo Baptista, o acto serve para valorizar a qualidade dos produtos nacionais, uma vez que o país possui uma vasta gama de produtos, desde o sector da construção, sector alimentar, minerais, de entre outros.

    Ler mais em: https://iniq.gov.ao/.../%f0%9d%90%88%f0%9d%90%8d%f0%9d.../