O Ministério da Indústria e Comércio reiterou o seu compromisso com o fortalecimento da indústria nacional, durante uma visita de campo conduzida pelo Diretor Nacional da Indústria, Evaristo Baptista, à FIL Tubos Angola, situada no Pólo Industrial de Viana.
A visita teve como objectivo avaliar o funcionamento da unidade, que é especializada na transformação de plásticos e possui uma capacidade produtiva de 28.000 toneladas por ano. A FIL Tubos Angola se destaca na fabricação de tubos para diferentes aplicações, incluindo abastecimento de água, irrigação agrícola e saneamento, além de protecção de cabos eléctricos e de fibra óptica.
No encontro, Nuno Seródio, sócio-administrador do grupo, destacou os desafios enfrentados pela indústria e que impactam directamente na produtividade.
Apesar das adversidades, Seródio afirmou que o mercado angolano é promissor, desde que haja um maior controle de qualidade e certificação, tanto das indústrias, como dos materiais produzidos, para combater a concorrência desleal de produtos de baixa qualidade no mercado.
Com mais de 20 anos de actuação no país, a FIL Tubos Angola actualmente, emprega 86 colaboradores, sendo 11 expatriados, e também exporta para mercados como Congo, Zâmbia e Namíbia.
Essa visita reforça a determinação do MINDCOM em identificar e superar os desafios da indústria, promovendo um ambiente mais competitivo e sustentável para o sector no país.
-
MINDCOM IMPULSIONA DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA NACIONAL