O Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, participa na 57.ª Sessão da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), que decorre de 17 a 18 de Março, em Adis Abeba, Etiópia. O encontro reúne Ministros das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico de vários Estados-membros, com o objectivo de acelerar a implementação do Acordo que estabelece a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).
Durante a sessão, os participantes debateram estratégias para o fortalecimento das finanças internas dos países africanos e o papel das Zonas Económicas Especiais (ZEE) no desenvolvimento das cadeias de valor regionais. O foco esteve centrado na promoção de infra-estruturas que potenciem a transformação económica e industrial no continente, no quadro da operacionalização da ZCLCA.
Em representação de Angola, o Ministro Rui Miguêns de Oliveira reiterou o empenho do país com os acordos regionais e sublinhou a importância da especialização das economias africanas.
O Governante defendeu ainda que a diversificação e a complementaridade produtiva entre os países membros são fundamentais para evitar a concorrência directa, tendo em conta que, actualmente, muitas economias partilham bases produtivas semelhantes.
À margem do evento, o Ministro reuniu-se com altos responsáveis da UNECA, com quem abordou aspectos relacionados com a aceleração do processo de elaboração da Estratégia Nacional de Implementação da ZCLCA, um instrumento essencial para a integração plena de Angola na zona de comércio continental.
A delegação angolana presente no evento foi chefiada pelo Ministro Rui Miguêns de Oliveira e contou com a participação do Embaixador e Representante Permanente da República de Angola na Etiópia, junto da União Africana e da Comissão Económica para África das Nações Unidas, Miguel Bembe, bem como da Embaixadora Adjunta, Yema Silva.