O Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, orientou, nesta terça-feira, 26, nas instalações da Foodtec, em Luanda, uma reunião de trabalho com operadores industriais do sector alimentar.
O encontro serviu para avaliar os desafios e oportunidades do mercado de bens alimentares no país, bem como alinhar estratégias para alavancar a produção nacional, visando a sua diversificação.
Durante a sua intervenção, José de Lima Massano, garantiu que o país já conhece alguma autonomia na produção e potencial transformador de determinados produtos, principalmente frutas, tubérculos e hortícolas.
No domínio das pescas, o Ministro de Estado garantiu que os desafios estão, sobretudo, ligados a organização, enquanto que na produção de carne, apesar das iniciativas existentes, ainda não é suficiente para as necessidades do mercado nacional.
Destacou ainda a redução do peso do sector petrolífero na economia, que nesta altura ronda os 19%, e o crescimento do sector agropecuário e do comércio, como sinais de diversificação e inclusão económica.
Nesta reunião da Equipa Económica com os operadores das indústrias de bens alimentares, estiveram também presentes os Ministros da Indústria e Comércio e das Pescas e Recursos Marinhos, Rui Miguêns de Oliveira e Carmen dos Santos, respectivamente, o secretário do Presidente da República para o sector Produtivo, João Nkosi e vários Secretários de Estado.