• NAMIBE ACOLHE APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PRODESI COM FOCO NA PRODUÇÃO NACIONAL ALIMENTAR


    A Província do Namibe acolheu nesta Quarta-feira, 30 de Abril, a apresentação dos resultados do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), numa cerimónia que contou com a presença do Vice-Governador para o Sector Económico, Abel do Rosário Capitango.

    O Director Nacional para Economia e Fomento Empresarial, Alan Varela, destacou durante a apresentação a importância do reforço da produção interna como instrumento essencial para a segurança alimentar e para a redução da dependência de produtos importados. “Queremos, de forma responsável, substituir aquilo que importamos, olhando para a sustentabilidade e para o desenvolvimento económico do país”, afirmou o Director.

    Durante a sessão, Alan Varela revelou que, no Namibe, o PRODESI já beneficiou 274 projectos, abrangendo diversos sectores estratégicos que contribuem para o crescimento económico e a geração de emprego na província.

    Alan Varela, que liderou a delegação do Ministério da Indústria e Comércio, sublinhou ainda que um dos maiores objectivos do programa é garantir segurança alimentar, tendo em conta os possíveis cenários que podem limitar a capacidade de importação em grandes quantidades. Por isso, a estratégia passa pelo aumento da produção nacional, o que permitirá não só reduzir a dívida pública com a substituição de importações, como também criar excedentes que possibilitem a exportação.

    O PRODESI visa ainda atrair investidores internacionais, promover o acesso ao mercado interno, facilitar o acesso ao crédito e investir na capacitação e formação dos intervenientes do programa.