O Secretário de Estado para a Indústria, Carlos Rodrigues, participou nesta terça-feira, no Kilamba, no encontro de auscultação sobre a Estratégia Nacional de Gestão Coordenada de Fronteiras 2030. A reunião teve lugar no anfiteatro da Academia de Ciências Sociais e Tecnológicas (ACITE) e reuniu representantes de diversas instituições públicas e privadas.
Na abertura do evento, o Secretário de Estado destacou a importância da partilha de ideias como base fundamental para a construção de soluções realistas e sustentáveis. Segundo Carlos Rodrigues, a iniciativa visa garantir serviços fronteiriços mais eficazes no contexto das reformas em curso no país.
O responsável fez referência ao Comité de Gestão Coordenada de Fronteiras, criado ao abrigo do Decreto Presidencial nº 230/20 de 16 de Setembro, como um instrumento essencial para a cooperação institucional e coordenação operacional entre os diferentes órgãos com atuação na jurisdição fronteiriça nacional.
O encontro teve como objetivo estabelecer medidas que facilitem o comércio, melhorem o ambiente de negócios e fortaleçam as ações de prevenção, repressão e combate às infrações fronteiriças e transfronteiriças.
Estiveram presentes no evento entidades como a Directora Nacional do Comércio, o Director das Operações da Polícia de Guarda Fronteira, o Diretcor de Fronteiras do SME, entre outros representantes de instituições públicas e privadas ligadas à matéria.