Secretário de Estado para a Indústria, Carlos Rodrigues, efetuou uma visita técnica ao local onde está a ser implementada a futura fábrica de fertilizantes, situada na Zona Industrial do Subantando, província de Cabinda.
Carlos Rodrigues acompanhou de perto o progresso do projecto e reforçou o compromisso institucional com o relançamento industrial da região.
Com um investimento total avaliado em 54.000.000 USD, a unidade industrial será dedicada à produção, comercialização e distribuição de fertilizantes, posicionando-se como um importante agente no sector da transformação. A futura unidade terá uma capacidade nominal anual de 400.000 toneladas, funcionando com uma linha de produção especializada no processamento de rocha fosfática, matéria-prima de origem nacional e regional.
No arranque do projecto, estima-se uma produção de 250.000 toneladas, com o objectivo de alcançar gradualmente a capacidade total instalada à medida que a operação se consolida e a procura aumenta.
A fábrica criará 95 empregos directos, além de gerar múltiplos postos de trabalho indirectos, contribuindo para o aumento da produção agrícola, o fomento das exportações e a valorização da infraestrutura estratégica já existente, como o Corredor do Lobito.
A implementação da fábrica está prevista para o ano de 2025, sendo vista como um passo decisivo para a dinamização do sector agrícola, ao congregar diversos parceiros e incentivar o uso eficiente dos recursos locais.