O Secretário de Estado para a Indústria, Carlos Rodrigues, realizou neste sábado, uma visita de constatação à Fábrica de Cimento do Cuanza-Sul (FCKS), detentora da marca Yetu, localizada no município do Sumbe.
A unidade industrial, inaugurada em 2014, tem capacidade instalada para produzir até 4.500 toneladas de cimento por dia, embora a produção actual ronde as 1.800 toneladas diárias, devido a limitações logísticas e de mercado. O empreendimento ocupa uma área de 14 mil hectares e integra uma central energética própria de 41 megawatts, além de uma unidade de produção de sacos de papel.
Com mais de mil trabalhadores, dos quais 98% são nacionais, a fábrica representa um importante pólo industrial do país, contribuindo para a substituição de importações e abastecimento do mercado interno, com foco nas regiões centro e sul de Angola. Parte da produção também é escoada por via ferroviária para províncias do interior como Moxico, Huambo e Bié.
Durante a visita, Carlos Rodrigues destacou a relevância do investimento privado na dinamização da indústria nacional, sublinhando o papel da FCKS na geração de emprego e no fortalecimento da cadeia de valor do cimento. O governante assegurou que o Executivo continuará a criar condições para apoiar o aumento da produção e ultrapassar os actuais constrangimentos.