No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, assinalado a 26 de abril, o Ministério da Indústria e Comércio, através do Instituto Angolano da Propriedade Intelectual (IAPI), em parceria com o Serviço Nacional de Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), realizou no dia 23 de abril, no Auditório da Paróquia de São Paulo, em Luanda, o seminário sob o lema “Autores e Inventores: Juntos Construímos uma Angola Inovadora”.
Presidido pelo Ministro da Cultura, Filipe Zau, o evento teve como objectivo reforçar a literacia sobre os direitos de autor, promover a sua protecção, discutir a interligação entre o direito de autor e a propriedade industrial no contexto angolano e fomentar a cooperação entre o sector público e privado na gestão da propriedade intelectual.
O seminário foi dividido em dois painéis temáticos: “O Direito de Autor em Angola, Proteção, Gestão e Desafios” e “Propriedade Industrial e Desenvolvimento Económico, Oportunidades e Desafios”. Durante as sessões, foram partilhadas experiências e discutidas estratégias para a valorização da criatividade e inovação nacionais, destacando-se a importância de um ambiente jurídico e institucional propício à proteção dos direitos intelectuais.
O evento contou com a participação do Director Nacional para a Economia e Fomento Empresarial, Alan Varela, em representação ao Ministro da Indústria e Comércio, das Directoras Gerais do IAPI e do SENADIAC, bem como representantes da ANIESA, AGT e membros da sociedade civil.