mindcom.gov.ao

O Ministério da Indústria e Comércio, abreviadamente designado por "MINDCOM", é o Departamento Ministerial auxiliar do Titular do Poder Executivo ao qual compete propor, formular, conduzir, executar, avaliar, controlar e fiscalizar as políticas do Executivo nos domínios da indústria transformadora, da prestação de serviços industriais, comércio, prestação de serviços mercantis, comércio rural e da reserva estratégica.

mindcom O Ministro

RUI MIGUÊNS DE OLIVEIRA

                                                                                        

Veja a Biografia completa Titulares do Ministério
mindcom Notícias
MINDCOM entidades de tutela

As Entidades de Tutela são organizações autónomas que actuam em cooperação com o Ministério da Indústria e Comércio através de seu Conselho. As Entidades não são obrigatoriamente fundadas pelo Ministério, porém são incorporada pelo Governo sob a validade da Constituição.

O Instituto Nacional de Controlo da Qualidade, designado por INACOQ, é uma pessoa colectiva de direito público, dotado de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

O Instituto de Desenvolvimento Industrial e Inovação Tecnológica de Angola é responsável pela execução da política do Executivo no domínio do fomento e promoção dos Pólos e da actividade industrial.

O Instituto Nacional das Infraestruturas da Qualidade (INIQ) actua como organismo público de certificação, inspecção e verificação da qualidade e conformidade.                                                

mindcom projectos estruturantes

Os Projectos Estruturantes constituem uma categoria de acção composta por um conjunto de projectos que, além de implementarem políticas, buscam a reestruturação dos processos e gestão de tecnologia, a diversificação e inovação das práticas e procedimentos.

O Programa Integrado de Desenvolvimento do Comercio Rural, é um projecto que tem como objectivo criar as condiçõesnecessárias para que exista visibilidade entre procura e oferta, aproximando produtores e comerciantes de modo a que estes possam efectuar entre si transacções de mercado justas e benéficas.

A Reserva Estratégica (REA), é uma iniciativa do Governo Angolano, que visa regular o mercado e influenciar a baixa de preços dos produtos alimentares essenciais,  que integram a cesta básica. A REA é um projecto estruturante do Ministério da Indústria e Comércio.

O Centro Industrial de Tecnologia Avança (CITAV) tem o objectivo de formar e capacitar quadros nacionais em matérias de cariz técnico profissional especializado em Maquinaria, Electricidade, Instalação Industrial, Refrigeração e Formação Automóvel.

Ministério da Indústria e Comércio atribuições

Na prossecução da sua missão, são atribuições do Ministério:

1. Definir e promover a execução das políticas relativas a missão do Ministério;
2. Elaborar propostas para políticas industriais com interesse para o desenvolvimento industrial do pais;
3- Apoiar e incentivar o incremento da produção industrial nacional;
4- Promover a criação e desenvolvimento de Clusters onde existem vantagens comparativas para o efeito
5- Promover o aumento e diversificação das exportações;
6- Promover o comércio fronteiriço, regulando de forma específica o seu desenvolvimento e fortalecimento;
7- Propor a criação dos serviços de comércio junto dos serviços externos do Ministério das Relações Exteriores;
8- Promover a cooperação bilateral, regional e internacional e mobilizar a assistência técnica no âmbito do comércio.

Inscreva-se para actualizações do mindcom

Siga o mindcom nas redes sociais

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento do Ministério