Notícias


Clique para assistir o vídeo!

INTERVENÇÃO DO MINDCOM NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TÓQUIO SOBRE DESENVOLVIMENTO EM ÁFRICA

Governo 01-08-2025
SONANGOL VENCE GRANDE PRÉMIO FILDA 2025

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (SONANGOL), foi galardoada como a vencedora do Grande Prémio FILDA 2025, durante a gala "Leão de Ouro", que decorreu no Hotel Epic Sana, em Luanda.

Além do anúncio do Grande Prémio FILDA 2O25, a gala contemplou a atribuição da premiação em mais 26 categorias, designadas a seguir:

1- EMPRESA PÚBLICA: BDA;
2- SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA:
3- COMÉRCIO E SERVIÇOS: ELYME METAL;
4- INDÚSTRIA GRÁFICA, EMBALAGENS E PLÁSTICOS: EAL;
5- ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS: WEBCORP - ANGOALISSAR;
6- CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS: GROW;
7- COMUNICAÇÃO E IMPRENSA: TV ZIMBO;
8- SEGUROS: NOSSA SEGUROS;
9- PRODUÇÃO NACIONAL: GRUPO NAVAL;
10- AGRICULTURA E PESCAS: AAPA;
11- COSMÉTICA E BELEZA: LIS AROMAS;
12- ENERGIA E ÁGUAS : EPAL;
13- TRANSPORTE E LOGÍSTICA: TAAG;
14- MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS: GRANDE LAKES;
15- INDÚSTRIA: CARRINHO;
16- PRODUTOS INOVADORES: PROBETÃO - RAILWAY;
17- ACTIVAÇÃO DE MARCAS: GRUPO COSAL;
18- INTERNACIONAL: CEFA - FRANÇA;
19- INDÚSTRIA DE MOBILIÁRIO E ARTIGOS DE DECORAÇÃO: MAKY HOME;
20- SAÚDE: SONECA CAZUA;
21- PETRÓLEO E GÁS: ETU ENERGIAS;
22- BANCA: BCI;
23- SERVIÇOS FINANCEIROS: FUNDO DE GARANTIA DE CRÉDITO (FGC);
24- TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: UNITEL;
25- AUTOMÓVEL: DAIMIC;
26- PRÉMIO CONDECORAÇÃO - MAIS PARTICIPAÇÃO NA FILDA: SONANGOL.

A 40ª edição da FILDA 2O25 decorreu de 22 a 27 de Julho na Zona Económica Especial, sob o lema "50 anos, Consolidando a Independência Económica e a Integração de Angola no Mundo".

Fonte: MINDCOM
Governo 01-08-2025
EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO EXTERNO NOS 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA EM DEBATE NA FILDA 2025

O Ministério da Indústria e Comércio, em parceria com a Academia Nova Aduaneira Tributária (ANAT), realizou, nesta sexta-feira, 25 de Julho, o 3.º Fórum de Comércio Internacional de Angola, no âmbito da Feira Internacional de Angola (FILDA) 2025.

Durante a sua intervenção, o Secretário de Estado para a Indústria, Carlos Rodrigues, revelou que, em 2024, a balança comercial angolana registou um saldo positivo de cerca de 4,6 mil milhões de kwanzas. Este resultado foi impulsionado, sobretudo, pelo comportamento favorável do preço do petróleo no mercado internacional.

A China manteve-se como o principal destino das exportações angolanas, representando 43,65% do total. No mesmo período, os combustíveis minerais essencialmente petróleo e gás corresponderam a cerca de 94,4% das exportações do país.

Contudo, o governante destacou o contributo ainda modesto do sector não petrolífero. As exportações de produtos alimentares representaram apenas 0,2%, enquanto as de bebidas se situaram em 0,1%.

O Fórum foi, assim, uma plataforma estratégica para ouvir preocupações dos agentes económicos e reforçar o compromisso com um comércio externo mais diversificado, eficiente e sustentável.

O Fórum reuniu especialistas e entidades ligadas ao sector do comércio externo. Durante o evento, os oradores abordaram temas relevantes como o enquadramento legal para o licenciamento de importação e exportação, a evolução da legislação aplicável e o papel da tecnologia neste processo.

Outro destaque foi o impacto da implementação da Janela Única do Comércio Externo, que tem vindo a simplificar os trâmites e a melhorar a eficiência nas operações comerciais.

O Fórum contou ainda com a participação de representantes do setor público e privado, que debateram soluções para otimizar o ambiente de negócios no país.

Fonte: MINDCOM
Governo 01-08-2025
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM DESTAQUE NA FILDA 2025 COM FÓRUM INTERNACIONAL ORGANIZADO PELA ZEE

A 40ª edição da Feira Internacional de Angola FILDA -2025 destacou-se não apenas pelo seu tradicional espaço de negócios e exposições, mas também pela realização do Fórum Internacional sobre Responsabilidade Social, promovido pela Zona Económica Especial (ZEE).

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Presidente do Conselho de Administração da ZEE, Dr. Manuel Pedro, que enalteceu a importância da responsabilidade social como pilar essencial para o desenvolvimento sustentável das empresas e do país.

O fórum decorreu numa das salas de conferência da FILDA e reuniu especialistas e representantes de diversas instituições públicas e privadas. Entre os temas abordados estiveram os incentivos fiscais e a regulação no fomento da responsabilidade social corporativa (RSC), os critérios de adesão ao Pacto Global das Nações Unidas em Angola, bem como o papel da Vice-Presidência da República nas políticas de responsabilidade social.

Foram oradores do evento o Dr. Adelino Domingos, representante da Administração Geral Tributária (AGT); o Dr. Edgar Sanda, da Assessoria Social do Gabinete da Vice-Presidência da República; e a Dra. Eliana dos Santos, Country Manager do Pacto Global em Angola, entre outros convidados de destaque.

A iniciativa reforça o compromisso da ZEE e dos parceiros institucionais em promover um ambiente empresarial mais consciente, inclusivo e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: MINDCOM

mindcom.gov.ao Ministro da Indústria e Comércio

Rui Miguêns de Oliveira



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Eventos


JUL
25

3º FÓRUM DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE ANGOLA

25/07/2025 - 25/07/2025
JUL
22

40ª Edição da Feira Internacional de Angola - FILDA 2025

22/07/2025 - 27/07/2025
JUN
20

LANÇAMENTO DO TRANSFORMA AQUI

20/06/2025 - 20/06/2025
JUN
22

CIMEIRA DE NEGÓCIOS EUA-ÁFRICA

22/06/2025 - 25/06/2025

Canais de Atendimento


Parceiros